BIO POR

Andrés Boero Madrid é cineasta e artista visual, formado como Diretor de Fotografia na Escola Internacional de Cinema e TV de San Antonio de los Baños, Cuba. Ele apresentou seus filmes, instalações, fotografias e fotolivros em países da América, Ásia, África e Europa.

Foi selecionado pelos Fundos Regionais para a Cultura com Brazo de Monte (2013), HUM (2015), Desconstrução (2017), Notas para uma paisagem comum (2019) e Poéticas do fogo (2021). Seu curta-metragem «Maleza» recebeu uma Menção Especial do Júri no 41º Festival Internacional de Cinema do Uruguai, assim como seu curta-metragem «O cheiro daquele lugar» foi o vencedor do 30º Festival Cinematográfico do Uruguai (2012).

Há dez anos coordena o projeto de residências artísticas Residencia Vatelón na histórica localidade de Villa Soriano, Uruguai.

Desde 2014, desenvolve seu trabalho docente no Laboratório de experimentação artística VATELÓN. Foi professor na Tea Imagen (Argentina), Uruguay Campus Film, Escola de Cinema do Uruguai, a Escola Internacional de Cinema e TV de San Antonio de los Baños, (Cuba), entre outros.

Declaração: Eu uso a paisagem como ponto de partida e fonte de inspiração para o meu trabalho, onde investigo o caráter transitório do ser humano, observando as transformações da cultura e da natureza no lugar em que vivo: a foz de um rio.

Do deslocamento pelo território, surge o contato com o material: o barro, a madeira e sua mutação através dos elementos água, ar e fogo. Meu idioma principal é a fotografia, e é a partir dela que exploro e experimento em linguagens como vídeo, instalação e pintura.

A ancestralidade e a geografia estão profundamente enraizadas em meu trabalho, aparecendo como vestígios do passado em arquivos fotográficos, objetos encontrados e memória oral.